Segurança Eletrônica: conheça os tipos e diferenças
Eles trazem tranquilidade, controle e agilidade para o dia a dia, seja em residências ou locais comerciais.

Os sistemas de segurança eletrônica oferecem mais do que apenas proteção contra invasões.
- Mais tranquilidade e conforto no dia a dia, mesmo quando você está longe do seu imóvel;
- Prevenção de prejuízos financeiros causados por furtos, danos e acidentes;
- Valorização do imóvel, tanto para venda quanto para locação;
- Controle remoto do sistema, por meio de aplicativos intuitivos que oferecem autonomia e praticidade para monitorar seu espaço usando seus dispositivos móveis.
Ao escolher uma solução completa de segurança eletrônica, como a oferecida pela PLAUTO SEGURANÇA ELETRÔNICA, você garante proteção real e eficaz para sua casa ou seu negócio. E mais: pode contar com uma equipe preparada para agir em qualquer situação.
Ao investir em segurança eletrônica, você garante mais tranquilidade para a sua rotina, seja em casa ou no trabalho. Atualmente, existem soluções completas que unem sensores inteligentes, câmeras, alarmes e monitoramento 24 horas por profissionais, como é o caso da PLAUTO SEGURANÇA ELETRÔNICA.
Quais são os diferentes tipos de sistemas de segurança eletrônica residencial?
Essa variedade é importante para oferecer diferentes tipos de equipamentos e dispositivos de acordo com as características e as necessidades de cada ambiente.
Confira os principais.
Cercas elétricas
Entre os tipos de sistema de segurança eletrônica, as cercas elétricas estão entre os mais populares. Elas utilizam fios eletrificados para delimitar o perímetro de um local e impedir a entrada ou a saída de pessoas, ou animais indesejados.
Para cumprir essa função, as cercas elétricas:
● emitem choques elétricos de baixa ou alta intensidade;
● são integradas a alarmes sonoros para alertar sobre tentativas de invasão ou violação e aumentar sua eficiência.
Sistema de alarme monitorado
De forma eficiente, o sistema de alarme monitorado utiliza basicamente os mesmos dispositivos do sistema de alarme não monitorado. Além das funções citadas, ele:
Conta com profissionais qualificados e preparados para lidar com qualquer situação;
Se comunica com uma central de atendimento especializada, que recebe os sinais de alerta e toma as providências necessárias.
Para resolver o problema, a central pode acionar as autoridades competentes, passar instruções a quem está no local, entre outros protocolos.
Em suma, o sistema de alarme monitorado oferece mais segurança e rapidez na solução dos problemas.
Circuitos fechados de TV (CFTV)
CFTV são sistemas que utilizam câmeras de vídeo para captar e transmitir imagens de um local para outro.
Geralmente, as imagens são visualizadas por profissionais de segurança em tempo real por meio de monitores ou aplicativos, mas também podem ser armazenadas em um dispositivo de gravação.
Entre outras atividades, o CFTV permite:
● observar o que acontece em diferentes pontos do ambiente;
● identificar pessoas ou objetos suspeitos;
● registrar provas ou evidências.
Porteiro Eletrônico
Conhecidos popularmente como interfone, os porteiros eletrônicos são uma alternativa acessível e básica para aqueles que procuram uma segurança eletrônica com melhor custo-benefício e fácil de ser instalada.
Eles funcionam através de um telefone, e possibilitam o atendimento de pessoas do lado de fora da casa sem a necessidade de abrir o portão, garantindo uma maior proteção contra visitantes suspeitos ou desconhecidos.
Atualmente, muitos porteiros eletrônicos contam, inclusive, com câmeras de segurança e pequenos monitores dentro da casa, permitindo identificar o visitante sem, sequer, atender o interfone. É uma tecnologia a mais que traz maior proteção em um equipamento simples e acessível.
AUTOMATIZADOR DE PORTÃO
Existem diversos benefícios em realizar a automatização do portão de uma residência, pois além de uma solução prática e segura para a sua casa, tudo isso pode ser alcançado sem custos muito elevados.
Para a rotina, o investimento se mostra bastante útil, servindo tanto para o ambiente residencial quanto profissional. A seguir, confira algumas dicas e cuidados antes de aderir ao portão automático para ajudar no dia a dia:
AVALIE OS CUSTOS E O PROCESSO DE INSTALAÇÃO
Primeiramente antes de automatizar o seu portão é importante que entenda todos os custos envolvidos no projeto. Mesmo que a relação custo x benefício seja boa, existem outros pontos importantes, como o investimento inicial e a manutenção.
Inicialmente, os custos são com a instalação, e incluem motores, peças, acessórios e o tipo de portão utilizado. Diferente de um portão comum, o portão automatizado é feito de alumínio ou algum material mais leve que ferro. Isso acontece para que o motor não seja forçado excessivamente em cada acionamento.
Quanto ao sistema de abertura, também existem diferenças. Deve-se considerar o espaço disponível ao redor do portão para assim definir qual o sistema de acionamento mais adequado para a sua casa.
Isso pois, cada tipo de portão funciona de um jeito, e o seu movimento não pode ser interrompido ou forçado para que o motor não quebre frequentemente.
DEIXE SUA RESIDÊNCIA MAIS SEGURA
Assim como a utilização de alarmes residenciais funciona como um item de segurança e bem estar para os moradores, a automação de portões tem a mesma função. A segurança desse tipo de portão se torna mais evidente no dia a dia. Imagine chegar em casa muito tarde, quando ninguém mais está nas ruas, e precisar descer do carro para abrir o portão.
Todo esse processo, além de tempo, é pouco seguro, sendo que pode ser facilitado por meio de um portão automático. O acionamento remoto para abrir e fechar possibilita que você entre na sua residência sem se expor.
Além disso, imagine também os dias de chuva! É muito mais prático e simples se puder abrir o portão remotamente, sem precisar sair do veículo ou pedir para alguém de dentro de casa abrir para você. É muito melhor, não acha?

Checklist para uma casa inteligente
Ligar e desligar aparelhos de forma remota, trocar a luz ambiente com um simples comando de voz, controlar o acesso à sua residência por meio de uma digital… Essas são apenas algumas das vantagens que essa tecnologia nos permite. Contar com uma casa inteligente é contar também com mais autonomia, controle e comodidade em suas atividades diárias. Isso porque, os dispositivos geralmente são conectados por meio de uma rede Wi-fi, possibilitando o controle de todos os equipamentos de forma remota, apenas com o uso de um smartphone.
Sua Casa mais segura e Inteligente
Agora que já conhecemos todas as vantagens de uma casa virtual e os itens essenciais dessa transformação, é o momento de colocar tudo em prática. Pesquise os melhores modelos e transforme sua casa, em uma casa segura e inteligente.
Solicite agora mesmo a visita de um técnico através do nosso CANAL DE ATENDIMENTO
